terça-feira, 25 de novembro de 2008

Análise - Folha de São Paulo

Folha Online, versão digital do jornal Folha de São Paulo, pode-se observar certo tom de sobriedade, marcado principalmente pelo uso predominante das cores preto e azul e pela escassez de fotos. A disposição dos links editoriais é simples e acessível, localizada no alto da página (e também no final) ao invés de estar no canto esquerdo. A posição agiliza o acesso e a visualização das matérias de diferentes temas.

Logo abaixo do menu principal há uma notícia em destaque e fotos sobre os slideshow. Do lado direito ficam pequenas notas, em que somente uma possui foto. Já do lado esquerdo, serviços de busca da Folha, que vão desde notícias a namoro, passando pela programação cultural. Mais uma vez é dada ao leitor a possibilidade de construir sua linearidade, iniciando a leitura por uma lexia que ele mesmo selecionará, uma opção fora das escolhidas pelo veículo para compor a primeira página. Embaixo da manchete principal, ficam dois banners publicitários (ambos de serviços ou produtos da própria Folha), e na coluna que ocupa o espaço direito, mais um longo banner, da loja online do site. Todos os links publicitários presentes na Folha Online são disjuntivos e bastante coloridos, o que contrasta com o tom sóbrio do site e acaba por chamar mais atenção.


A publicidade do grupo Folha é bastante explorada, não só através dos banners como também com uma seção especial, localizada na parte inferior do site. Lá é possível ver os últimos livros lançados pela Folha e os mais vendidos. São apresentados dezoito links, divididos em Publifolha, Folha explica e Livraria da Folha.


A interatividade está presente na página principal através dos linksFale conosco” e “Enquete”. Outras opções de participação do leitor no conteúdo do site estão presentes no link “Serviço”, dificultando levemente a interação. Nesta seção, o internauta pode enviar sua notícia (“Envie sua notícia’), reclamar no canal de defesa do consumidor (“A cidade é sua”), corrigir dados das notícias (“Comunicar erros”) e os que forem assinantes da Folha podem ainda reclamar no “Atendimento ao assinante” e receber notícias do mercado financeiro assinando especificamente o Folhanews. O leitor também não tem espaço para comentar diretamente em todas as matérias do site, mas a seção “Painel do leitor” exibe as “cartas” que são recebidas, geralmente pequenos comentários agrupados em links de acordo com a data e o assunto.

Nas páginas das notícias, são poucos os links presentes no corpo do texto. Na maior parte das vezes, as informações complementares e relacionadas se apresentam embaixo da notícia, sob o título de “Leia mais”. Quase todos os links são intratextuais e conjuntivos. Porém, a publicidade aparece de forma semelhante aos links noticiosos, o que pode confundir um leitor mais desatento ou desacostumado com as táticas agressivas da publicidade virtual.








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