terça-feira, 25 de novembro de 2008

Análise - The Washington Post



A homepage do jornal, cuja versão impressa é a quinta de maior circulação nos Estados Unidos, é predominantemente azul, sendo que todas as demais tonalidades colaboram para que seja mantido o tom sóbrio e sério do periódico regional. Os assuntos e matérias são separados por delineações suaves que organizam os textos ao mesmo tempo em que não agridem visualmente o leitor.



Sobre a questão da multimidialidade, os vídeos e gravações sonoras são concentrados em dois pontos principais. É importante destacar que, muito embora o WP faça uso destes recursos, não há neles um foco central. Diferente do que se observa em boa parte das homepages de jornais conhecidos, as matérias não são permeadas por links em formato de ícones, que são mais difíceis de encontrar e prejudicam o ritmo e a leitura, logo, a compreensão do texto. No entanto, ao clicar em qualquer matéria, o leitor será informado se existe qualquer recurso multimídia disponível.

Em um cinza horizontal o internauta encontra não apenas vídeos, mas também fotos e documentários especiais. Acessando qualquer uma das opções oferecidas,(Main Page; Documentary Video; News Video; Video Podcasts; Day in Photos) o leitor é redirecionado para uma página repleta de diferentes complementos das matérias publicadas tanto no jornal impresso quanto no website.




Os recursos de interatividade também são utilizados na homepage do WP. Em todas as matérias é possível notar um enorme número de comentários e sugestões dos leitores. Há ainda, durante o período de observação do site, um pequeno jogo no qual o leitor “brinca” com as situações causadas pela crise econômica, uma espécie de banco imobiliário virtual.

A personalização é percebida principalmente na seção Email Newsletters, onde o leitor, após um pequeno cadastro, pode escolher determinados assuntos sobre os quais deseja receber maiores informações e novidades. Também estão disponíveis na parte inferior da homepage os serviços Mobile e RSS.

Agora, cabe ainda falar sobre os diferentes tipos de link presentes na página. Em sua totalidade, os links do WP são conjuntivos, o que quer dizer que em nenhum momento há a exibição de uma nova janela ou de uma pop up – como aconteceria no caso dos links disjuntivos. O que se nota é apenas a mudança de conteúdo. A barra azul superior e inferior (duas barras idênticas, que são encontradas no começo e no fim da página), em que está localizada boa parte das funções da homepage, é mantida independentemente do link acessado, o que ajuda na idéia de coerência e concomitância com o conteúdo anterior.

Seguindo as instruções apresentadas no texto de Luciana Mielniczuk, não há links misteriosos, ou seja, os famosos “clique aqui” ao final do texto. Os links associativos são usados de maneira excessiva, de modo que muitas vezes o leitor pode se perder se acessar todas as palavras sublinhadas ao longo do texto. Muito embora esse recurso vise esclarecer, o uso abusivo pode comprometer a clareza da matéria. Há também, embora não na mesma proporção, links de navegação estrutural que enviam o leitor para outras partes do cyber espaço.



A página não é poluída por uma infinidade de links publicitários. Cada vez que um novo link é acessado, podemos notar a presença discreta da publicidade, em geral do lado direito do texto. Logo, os links publicitários estão permeados nas matérias, sem comprometer, porém, a organização e distribuição da homepage. Os links de serviço aparecem na já mencionada barra azul superior, no canto direito (jobs, cars, real estate, rentals e shopping). Os links editoriais, por sua vez, aparecem na mesma barra, do lado esquerdo da tela (news, politics, local, sports, city guide, arts & living, opinions).



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