terça-feira, 25 de novembro de 2008

Análise - The New York Times

Atualizado treze vezes no curto período de duas horas e vinte minutos, o NYT garante aos leitores grande cobertura dos acontecimentos em escala local, nacional e global. A primeira página é sóbria em sua amplitude, balizada pelo uso do preto característico do impresso em associação com o azul. O jornal, cromaticamente, evoca as idéias de seriedade e credibilidade que já possui consolidadas. Ao lembrar visualmente sua versão impressa, o NYT toma emprestado de si mesmo a solidez do provável maior formador de opinião do planeta.


Contudo, a pompa do periódico, por si só, não estabeleceria um site bem sucedido. Ciente disso, o NYT online traz a multimidialidade como um de seus principais pilares de sustentação. Logo no topo de sua homepage, existe um link “Videos” que leva o usuário a uma página em que filmagens estão organizadas por categorias temáticas – como Política, Negócios, Tecnologia, Meio Ambiente – e de maior visualização. É possível ainda realizar uma pesquisa para verificar se o vídeo que o usuário procura consta no site.




Ainda nesta página, o link “Podcast” conduz a um site com atalhos para diversos podcasts, que funcionariam como “sessões” fixas do jornal web – “Book Review”, “Only in New York”, “Backstory”e “Best of Well”, por exemplo. É possível ouvir o áudio no site ou “assinar” o serviço, tudo mediado pelo programa iTunes, da Apple.

A sessão “Multimedia” possibilita visualizar gráficos interativos, uma ampla galeria de fotografias, slideshows, mapas interativos, ouvir arquivos de áudio, podcats e a rádio do NYT.

O site permite também que os usuários “assinem” a versão digital completa do jornal impresso. Não se trata de um website, mas sim de uma versão digital do periódico. Portanto, no site estão disponíveis os textos hardcopy, publicados diariamente no impresso e reproduzidos no online, e textos softcopy, com a estrutura hipertextual mais bem explorada.

Apesar disso, disponibiliza quizzes – testes de perguntas e respostas – sobre atualidade, economia, política para seus usuário. Se a resposta marcada for errada, o site apresenta links para as matérias que tratam dos respectivos assuntos. Dessa maneira, o leitor pode entender mais sobre o contexto e obter informações sobre o tema.



É possível postar e ler comentários em diversas reportagens. Cabe também enviar cartas ao editor, respondendo ou comentando matérias. Algumas dessas cartas são publicadas em uma sessão chamada “Letters”. Obviamente, apesar de entitulada “Cartas”, os usuários enviam seus comentários através dos seus serviços de email. Além das cartas, o NYT incentiva o envio de artigos de leitores a respeito de qualquer tópico.

O jornal apresenta links, em relação ao tipo de informação, editoriais, de serviço e publicitários. Os links editoriais organizativos encontram-se, em sua maioria, reunidos no canto esquerdo da página, remetendo a outras áreas do webjornal, como Negócios, Tecnologia, Ciência etc. Os links de serviço – tais como Classificados e Previsão do Tempo – também se encontram no canto esquerdo do site. Quanto aos links editoriais narrativos, todos os tipos apontados por Mielniczuk podem ser encontrados na página, como Memória, Acontecimento, Detalhamento etc. Já os links publicitários estão dispostos de maneira variada pela página principal, contudo, em pequena proporção.

Quanto ao recurso de navegação, os links para matérias são majoritariamente conjuntivos. Somente em algumas sessões como “Video”, o layout da página muda completamente, assim como seu conteúdo. Os links disjuntivos são utilizados normalmente na visualização de alguns vídeos, gráficos ou links que apontam para algum serviço prestado pelo site – The New York Times Store, por exemplo. Em relação à abrangência do link, a maior parte é intratextual. Os links intertextuais são poucos e, em sua maioria, publicitários. A heterogeneidade dos links se faz presente quando nos é dada a possibilidade de acessar determinada lexia clicando no paratexto composto por palavras, ou no composto por imagens.



A publicidade ocupa posição estratégica na homepage: no topo, cantos direito e esquerdo. Durante o período de observação, a maior parte dos anúncios era referente a viagens: companhias aéreas como Continental Airlines, American Airlines e cruzeiros oferecidos pela Holland America Lines. No final da página principal, canto direito, fica o segundo anúncio, referente a um curso de MBA online. Ainda há um link para os interessados no espaço publicitário da página: “Advertise on nytimes”. Estes são os únicos espaços ocupados por anúncios na homepage. De maneira geral, a propaganda é estática e discreta, nas cores azul e branca. A publicidade é modificada sempre que a página é atualizada no navegador do usuário.

Os anúncios são mais presentes nas páginas seguintes, com as principais matérias do dia. Nestas, eles ocupam o topo do site e uma grande área do canto direito. São propagandas de jogos de videogame, escolas de arte e programas de proteção ao meio ambiente. Outra grande diferença em relação à primeira página seria o dinamismo dos anúncios. Estes são mais interativos e alguns exigem que o usuário passe o mouse sobre a figura para revelar o conteúdo.As propagandas que abrem em uma janela diferente – os famosos pop-ups – não foram identificados no site do The New York Times.

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